quarta-feira, 17 de junho de 2015

CONSTRUINDO UM EXTINTOR DE INCÊNDIO CASEIRO

CONSTRUINDO UM EXTINTOR DE INCÊNDIO CASEIRO
DISCIPLINA : QUÍMICA
1. Conteúdo: Reações Químicas
2. Público alvo: Ensino Médio- 2ª Série
3. Objeto de Aprendizagem: Experimento

4. Objetivo

Construir um extintor de incêndio caseiro visando mostrar aos estudantes a importância da Química em sua vida prática, permitindo a compreensão de conceitos sobre reações químicas, empregando reagentes de seu cotidiano, como o vinagre e o bicarbonato de sódio.
5. Resumo teórico
O uso de atividades experimentais consiste numa prática docente que mostra a relação entre teoria e resultados experimentais, o que a torna muito produtiva, já que fornece aos alunos modelos de observação, raciocínio e interpretação.
Uma reação química traduz-se numa alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade), outras são acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).
As reações químicas possuem uma representação gráfica própria: a equação química, que deve apresentar as fórmulas dos reagentes do lado esquerdo de uma seta e as fórmulas dos produtos do lado direito. Elas podem ser classificadas de acordo com o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas como por exemplo: síntese ou adição, decomposição, simples troca e dupla troca.
A reação química responsável pelo acionamento do extintor a ser produzido será observado pela reação entre o vinagre (ácido acético,H3CCOOH) e o bicarbonato de sódio (NaHCO3), que irá produzir etanoato de sódio (acetato de sódio, H3CCOONa) e ácido carbônico (H2CO3), o qual se decompõe em água (H2O) e dióxido de carbono (gás carbônico, CO2).
6. Material Necessário
a. frasco de refrigerante de 600 mL
b. tubo de conta-gotas
c. tubo de ensaio de 35 mL
d) 450 mL de vinagre (ácido acético,H3CCOOH)
e) 75 g de Bicarbonato de sódio (NaHCO3)
1. estilete
1. fita teflon (veda-rosca)
25 cm de arame 2,5”
7. Toxicologia dos reagentes
Nenhum perigo específico quando do uso normal das substâncias, inclusive os resíduos gerados neste experimento podem ser descartados no lixo comum. As garrafas de plástico (PET) devem ser encaminhadas para a reciclagem.
O vinagre possui ácido acético em pequena concentração em torno de 4% a 6%, apropriado inclusive para o consumo humano. Porém, tanto o acido acético quanto o bicarbonato de sódio, em concentrações elevadas, pode causar irritação em contato com a pele, os olhos ou ao trato respiratório por inalação, e em caso de ingestão, irritação das vias digestivas, náuseas, vômitos e diarreia.
8. Primeiro socorros
Em caso de irritação com a pele, retirar as roupas contaminadas e lave o local afetado imediatamente com água e sabão. No caso dos olhos, lavar com água da torneira ou soro fisiológico durante 20 a 30 minutos. Se houver ingestão acidental, não induzir o vômito, ministrar 1 ou 2 copos de água para diluir o acido acético, para o bicarbonato de sódio, fazer bochechos de água sem engolir, não provocar vômito e pode-se ministrar carvão ativo suspenso em água ou óleo de vaselina mineral medicinal. Havendo ingestão de grandes quantidades, encaminhar-se para o serviço médico.
9. Procedimento Experimental.
Com o auxílio de um estilete, fure a tampa do frasco de refrigerante de 600 mL, no mesmo diâmetro do tubo do conta-gotas que será utilizado. A seguir, introduza o tubo do conta-gotas no orifício criado na tampa do frasco de refrigerante, deixando bem vedado para evitar vazamentos. O tubo do conta-gotas pode ser mais bem fixado com o uso de uma fita crepe ao seu redor, antes de inseri-lo na tampa, como mostra a figura nº 1.
                                 Figura 1-Tampa do frasco com conta-gotas adaptado

No frasco de refrigerante, coloque 450 mL de vinagre comum e, no tubo de ensaio coloque o arame em seu interior, pois este evitará que o tubo se choque com as parede do frasco ao ser agitado. Em seguida adicione o bicarbonato de sódio e introduza na garrafa de modo que o vinagre fique 2 cm abaixo da borda do tubo, como ilustra a figura 2.
Tenha cuidado para que o bicarbonato de sódio não entre em contato com o vinagre, pois isso dará início imediato à reação química.

Figura 2 - Frasco de refrigerante com vinagre e tubo de ensaio com bicarbonato de sódio .
Em seguida, feche o frasco de refrigerante com a tampa, apertando bem. Para o extintor entrar em funcionamento, tampe o furo de saída do conta-gotas com o dedo indicador e sacuda vigorosamente o extintor, no intuito de provocar a reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio.
Na sequência, incline o extintor para baixo, dirigindo-o para a região que você deseja atingir e tire o dedo da tampa, liberando assim a saída do líquido, como representa na figura nº 3.

Figura 3 - Utilização do extintor de incêndio
Obs.: Para as quantidades de vinagre e bicarbonato de sódio utilizado, o jato inicial do líquido emitido pelo extintor terá um alcance aproximado de três metros de distância. Mantendo-se o extintor inclinado para baixo, o líquido continuará a ser expelido durante aproximadamente 30 segundos.
10. Verificação da Aprendizagem -  Responder o questionário e exercícios a seguir
a) Questionário sobre o experimento realizado. (Valor: 2.0 pontos)
a.1) Escreva as equações químicas que ocorrem neste experimento devidamente balanceadas e classifique-as de acordo com o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas.
a.2) Com base nas propriedades dos estados físicos da matéria, explique porque as substâncias produzidas promovem a expulsão da solução líquida em forma de jato.
a.3) Caso o orifício da tampa fosse obstruído a ponto de impedir que o jato fosse lançado, o que poderia ocorrer?
a.4) Com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre reações químicas e no experimento realizado, cite três exemplos de reações químicas que ocorrem em seu dia-a-dia, explicitando as evidências que as caracterizam o fenômeno.
b). Exercícios complementares sobre o assunto abordado. (Valor: 2.0 pontos)
b.1) Destaque as fórmulas das substâncias envolvidas no experimento e indique para cada uma delas a quantidade de elementos químicos e a quantidade de átomos que as constituem.
b.2) Pesquise sobre os diversos tipos de extintores e suas aplicabilidades.
c) Publicar todas as respostas em nosso blog. (Valor: 1.0 ponto)
11. Referências bibliográficas

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